dissabte, 19 de maig de 2012

Portugal, ora vens !!

« Pois, pois » fui para Portugal, com uns amigos, curtir umas prainhas antes do verao terminar aqui na Europa. Essa viagem não foi esperada pela minha parte, já que decidi viajar com meus amigos 2 dias antes do dia da viagem deles. Não podia passar o verao sem uma praia…. E momentos inesperados sao sempre bem vindos. Nosso plano : Ir para Lisboa, na casa de uma amiga, e depois descer pela costa de carro e ir acampando, até a Algarvia, ponto mais ao Sul de Portugal entre o Oceano Atlantico e o Mediterraneo.

Quarta feira :

Chegamos na quarta feira em Lisboa, no começo da tarde. Dia de Sol, perfeito pra fazer um turismo o resto do dia… quando chegamos, fomos ver o que iriamos almoçar, entao fomos ao supermercado Pingo Doce, se lembre desse nome porque todas as vezes que eu falar sobre supermercado nessa viagem sera no Pingo Doce. Hehe. Eles tem um restaurante – pizzaria- pastelaria, diriamos que é do povao, com os preços muito acessiveis. Comemos e fomos pro centro da cidade de metro, Lisboa tem só umas quatro linhas de metro, os bilhetes da passagem sao impressos em um papel tipo cartao que voce pode carregar na maquina quando precisar, uma maneira de evitar o desperdicio. Chegando no centro, descemos a rua Augusta, que na verdade é uma passarela interditada pra veiculos, e fomos em direcao ao mar. Lisboa fica no início de uma baía, mas ninguem toma banho ali, o pessoal vai pra outras praias a uns 30 minutos da cidade… no final da rua Augusta tem um Arco do Triunfo, que como praticamente todos os monumentos e edificaçoes em Liboa, passou por diversas reconstrucoes devido a terremotos que atingiram a cidade ao longo de sua historia. Logo depois tem a Praça do Comércio,
umas das maiores da Europa é a porta de entrada nobre da cidade e esta rodeada de departamentos do governo portugues, no centro da praça esta o monumento de Dom Jose 1, é uma vista muito bonita. Passamos pela Camara Municipal e começamos a subir em direçao ao Castelo de São Jorge, que fica no ponto mais alto da cidade. Subindo por algumas das 7 colinas que formam a capital de Portugal passamos por lugares interessantes, como a Sé de Lisboa e a vista ao mosteiro de Sao Vicente de Fora.
O bondinho eletrico, pequeno e com desing antigo, subindo e descendo as ladeiras, é um dos charmes da cidade. A vista vai ficando cada vez mais bonita conforme subimos, passando por ruelas de paralelepípedo, chegamos ao Castelo de Sao Jorge, « brincadeiras basicas entre os presentes matadores de dragao », mas o castelo ia fechar em menos de 1 hora, entao nao valia a pena entrar. Começamos a descer em direçao ao Baixo Chiado no por do Sol, a luz estava muito boa! Passamos pela estatua de Dom Joao 1 tinha uma galera andando de skate street na praça, imagem legal… ainda passamos pela estatua de Fernando Pessoa, que fica em frente ao Café Brasileira, no Largo Chiado, lugar onde ele sentava para escrever e conversar com amigos. A noite fomos para o Bairro Alto, lugar com varios bares e restaurantes, galera tomando cerveja e caipirinha do lado de fora dos bares, alguns lugares tocando musica brasileira boa como sambinha e mpb.

 Quinta Feira :

 Na quinta- feira fomos ao bairro de Santa Maria de Belem, a oeste de Lisboa. Caminhando em direçao ao Mosteiro de Jeronimo passamos pela pastelaria Pasteis de Belem, muito famosa na cidade, porem no horario em que passamos estava muito cheia, com uma fila de umas 15 pessoas… entao acabamos desistindo, algo que ficou pra proxima vez com certeza ! Portugal é o país que realmente mais se parece com o Brasil na Europa, eles tem muitos doces e salgados, e a culinaria é bastante rica, com muitos pratos marinhos. Passamos pelo Mosteiro de Jeronimo, local de acolhimento e de sepultura de reis e poetas, é considerado como um “Parimonio Cultural de Toda Humanidade” pela UNESCO e fomos ao monumento dos Descobridores, grande monumento na beira do rio, homenageando os desbravadores de oceanos, um dos motivos do portugues ser lingua oficial em 10 países, esse monumento é um dos unicos que foram construidos recentemente, diga-se nos ultimos 100 anos. Seguindo pela beira do mar, chega-se a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, um forte construido por volta de 1500 com intencao de tornar a defesa do país mais eficaz. No final do dia, resolvemos ir ao Museu Nacional de Arte Antiga, é o museu mais importante de arte dos séculos XII a XIX em Portugal.. Chegamos as 17 :30, nao sabiamos se tinhamos que pagar pra entrar, entao fui perguntar a recepsionista se tinha que pagar pra entrar no musseum e ela responde : « a partir de agora é de graça ! » hehe, das 17 :30 ate 22 hrs era entrada gratuita ! Fizemos o nosso tour um pouco apressados ja que tinhamos que chegar em casa no maximo as 20hrs porque iamos jantar um belo de um bacalhau feito pela mae da nossa amiga portuguesa! Uma das exeçoes do meu vegetarianismo… hehe… ir pra Portugal e nao comer bacalhau é como ir pra Italia e nao comer pizza … depois da janta de primeira, encontramos com o casal que nos acompanharia na viagem pela costa de Portugal, eles tinham uma mini van, sem os ultimos bancos, o que tornou-se extremamente util !

 Sexta-feira :

 Na sexta-feira ja acordamos com uma convicçao, hoje ia ser um dia de praia, mesmo que a trip começasse no Sabado de manha. O pessoal todo morava em Londres e ja estava louco pra entrar no mar e ir pra uma praia com Sol e calor ! Fomos para Peniche, ao norte de Lisboa, é uma praia que costuma ter ondas mas estava fraco no dia. No meio da tarde fomos em direçao a Sao Juliao, praia que estava rolando surf, no meio do caminho passamos pela Boca do Inferno,mas a foto que tinha visto no folheto de turismo era muito mais bonita do que realmente é…. Quando ve depende da maré… hehe…. Em Sao Juliao ondas boas ! A costa de Portugal é toda de penhascos e com as praias nos espaços que sobram, bastante bonito. Noite de aniversario de conhecidos de conhecidos e volta na noite de Lisboa….

 Sabado :

 
Sabadão rima com turistão fazendo o mochilão (já fui melhor em piadas…), galera reunida cedo na manha pra botar o pé na Estrada. Decidimos que seria melhor ir direto ao Sul do país, pra região de Algarve, porque o tempo estaria melhor nessa parte do país nos proximos dias. E logo subiriamos pela costa até Lisboa. Apos 3 horas de viajem chegamos em Lagos, e claro que fomos direto pra praia. Fomos pra “ Meia Praia “, uma praia com ondas e agua definitivamente mais quente. Depois da praia fomos procurar um camping pra ficar, em busca do melhor preço encontramos o Camping Trindade no centro da cidade, era um lugar muito arborizado mas no meio da cidade, apesar de não estar 100% em contato com a natureza a ubicação compensava. Na noite rolou uma festinha na beira da praia em um lugar de eventos com piscina.

 Domingo :

 No domingo fomos pra uma cidade ao lado de Lagos, chamada Portimão, cidade bem turistica tornando-se logo cosmopolita e de noite agitada… de dia fomos pra “ Praia da Rocha “, principal praia da city, obviamente estava bem cheia de turistas, mas estava boa assim mesmo hehe. A noite fomos pro centro de Portimao, onde tem alguns clubs e bares…

 Segunda-feira :

 Segunda- feira partimos para o ponto mais ao Sul de Portugal, Sagres. Onde nos encontramos com um forte na ponta do país sobre um penhasco. O Forte é um ponto turistico onde é possivel fazer um tour, porem não o fizemos…hehe… descemos pelas pedras e encontramos uma praia particular, nao tinha mais ninguem e ninguem podia nos ver de cima….
Na noite fomos tomar banho em uns tanques de lavar roupa gigantes, era onde tinha agua doce disponivel… comemos em um restaurante (que nao lembro o nome) bem legal, indicado por 2 locais que nos acompanharam na tarde e noite, depois decidimos que durmiriamos em algum estacionamento aberto nas barracas atras dos carros perto da próxima praia, “Praia da Amureira “…

 Terça-feira :

 Na terça-feira fomos acordados pela polícia muito cedo, para sermos meramente avisados, eu disse “avisados “, que alem daquele lugar que estavamos ser um espaço do estacionamento, aquela era uma área de protecao ambiental e que portanto, aquilo que tinhamos acabado de fazer era uma infração sujeita a uma multa de 2500.00€, mas como eu disse eles so avisaram agente e foram embora.
Alivio geral, fomos para a Praia da Amureira, onde diz a lenda que rolam altas ondas… Como reza a lenda, o mar estava bom pro surf… Na noite iamos para “Zambujeira do Mar“ porem para adiantar a viagem fomos direto para “Vila Nova MilFontes”, ficando no camping MilFontes, evitando mais um susto como o de manhã...

 Quarta-feira :

 No penúltimo dia de viagem, quarta-feira, de dia fomos pra praia de Milfontes, na verdade não me lembro o nome da praia, mas sao umas 3 ou 4 praias divididas por pedras na frente da cidade… é bem legal porque essas pedras normalmente tem uma trilhazinha pra ligar as praias com escadinhas de rocha e tudo… com as aguas tranquilas alugamos uns caiaques e saimos pra remar, praia bem agradavel, na tarde fomos para uma praia cercada de rochas com diversas
formas e desenhos feitos pela mudança de temperatura e pressao no decorrer dos anos, andando pela costa de pedras conseguimos encontrar uma prainha particular... na noite fomos pra “Porto Corvo“ , cidadezinha turistica com um centrinho bem simpático, com direito a feirinha, show de palhaço e restaurantes bons para jantar… Após isso fomos durmir na praia de São Torpes, atrás de um estacionamento ( dessa vez não tinha como dar errado… conhece esse pensamento ?hehe)….

 Quinta-feira :

 Na quinta-feira fomos acordados ….. pelo Sol batendo nas nossas barracas, hehehe… dessa vez nao teve problema…. A praia de São Torpes estava ruim entao fomos para a Lagoa de Santo Andre. A Lagoa de St Andre é bem legal porque fica na beira da praia, separada apenas por uma dunazinha de areia do mar, é uma praia bem tranquila. Na tarde fomos
para a Praia da Comporta, essa praia é bem conhecida pela frequencia de celebridades, portanto, celebridades que somos, nao podiamos deixar de passar por ali… hehe… é uma praia extensa e larga, acho q a fama dela se deve a estar bem perto de Lisboa… cidade onde regressamos na noite. Na noite fizemos festinha.

 Sexta-feira :

 Dia do retorno a Londres, nosso voo saia na tarde entao ficamos descansando na manha… chegamos no aeroporto em cima da hora galera conseguiu fazer o check-in, menos eu e um amigo que fomos obrigados a ficar em over-booking ( quando a companhia vende mais bilhetes do que o aviao tem lugar), eu nao precisava voltar pra Londres de imediato e agente sabia que quando ocorria over-booking rolava um reembolso e tal… opaa !! depois de meia hora fomos ver quais eram nossas opcoes com a companhia… no final a melhor das opcoes era ir pra Barcelona na mesma noite ficar la até o dia seguinte no final de tarde e voltar pra Londres, com hotel e comida pagos por eles e mais um reembolso, que superou em muito nossas expectativas … Na noite entao estavamos em terras catalanas !! Chegamos pelas 23hrs no hotel, tempo de tomar um banho e dar aquela voltinha básica na noite barcelonesa….

 Sábado :

 No sábado fiquei de guia turisitico, tinhamos umas 5 horas pra conhecer a city… fomos pra praia depois fomos subindo pela Sagrada Familia, onde tem uma catedral muito famosa que esta em eterna reforma… hehe… subindo mais chegamos ao Park Guell no topo da cidade, tem uma vista muito legal de Barcelona e é cheia de obras estruturais de Gaudi. De la saimos praticamente direto pro aeroporto, e enfim na noite chegamos em London !


 A viagem em um todo foi muito legal, mas nao só por estar entre amigos e conhecer lugares muito bonitos mas principalmente pela sensação de liberdade com a abertura a diferentes rumos que nossa viagem poderia levar…. Valeu galera na próxima agente se fala !!