dimecres, 30 de març del 2011

Suiça e principais vilas!

Eae galera, depois de uma longa ausencia, estamos ae denovo ! Fiquei um tempo sem fazer viajens para lugares novos (fui pra roma e londres nesse meio tempo), mas agora, aproveitando esse momento de mudança, estou indo morar em londres em maio, parei de trabalhar em março, pra poder viajar em volta da suiça por 1 mes. Comprei um abonamento que me permite, no periodo de 1 mes, utilizar todos os meios de transporte publicos, como trem, onibus, e barco em alguns casos, em toda suiça.


Lausanne, apesar de ser a cidade mais proxima de genebra, nunca tinha estado la ( culpa dos preços de ticket de trem, que custavam a mesma coisa de uma passagem de aviao pra qualquer lugar da Europa). Cidade universitaria, se encontra na borda do Lac Leman, se voce estiver pensando em ir fazer turismo la, é melhor estar com uma boa condiçao fisica, hehe, porque ja na saida da estacao de trem, uma grande ladeira te chama pra ir pra vielle ville ( « vila velha » é o centro antigo da cidade), e nao para por ai, ou voce esta subindo ou descendo ladeiras, o tempo inteiro.Lausanne é mais conhecida como Vila Olimpica da Suiça, uma passagem quase obrigatoria é o musseum das Olimpiadas, que se encontra na beira do lago.Do lado de fora do musseum, os jardins sao cheios de esculturas rendendo homenagens ao esporte e aos esportistas, e defendendo causas, como a nao violencia. Para entrar no musseum o preço sai por uns 15 francos, vale a pena, tem alguns videos, conta a historia das olimpiadas, como a humanidade de maneira global participa a partir de 1930, a escencia e o ideal das olimpiadas, tem medalhas de todas as ediçoes, entre outros. Curiosidade, voce sabe porque o simbolo das olimpiadas é como é ? pois é, simples, 5 aneis = 5 continentes, e as cores, todas as bandeiras de naçoes no mundo tem ao menos 1 das 5 cores. Cidade com galera jovem e aparentemente saudavel, galera de bicicleta e patins nas ruas….


Montreux, continuando o lago Leman chegamos a Montreux, cidade conhecida pelo festival de jazz que rola no verao, que reune inumeros grandes artistas no periodo de 15 dias. Outro ponto turistico tambem obrigatorio é o Château de Chillon, é uma fortaleza de mais de 1000 anos, estrategicamente posicionada, fazia a conexao entre o norte e o sul da europa, era a entrada para os alpes suiços. Ja pertenceu a uma familia, mas na maior parte do tempo foi do Estado em poder, utilizada tambem como prisao, ficou realmente conhecida a partir de uma poesia feita sobre um de seus prisioneiros. A entrada é 12 francos, voce ira encontrar mobilias e a historia da fortaleza em seu interior, demora no minimo 1 hora para fazer o tour completo… detalhe interessante ( depende do ponto de vista hehe ) era como eles faziam as necessidade, no andar superior em uma das salas, tinha como um movel em madeira com um buraco, se voce olhar por esse buraco voce vai ver uma vala de uns 20 metros direto pro lago…resolvido problema. Montreux é muito bonita, pequena a beira do lago com os alpes justo em face, algo inusitado foi encontrar uma estatua do Fredie Mercuri na beira do lago, e como um dos pontos principais turisticos, tinham ateh flores embaixo da estatua, ele viveu bastante tempo na cidade, onde compos seus ultimos albuns, gostando do povo daquela cidade pela sua descrisao e gentileza…


Fribourg, outra cidade universitaria, muitos estudande vem da parte italiana da Suiça para estudar aqui ou em Lausanne. Cidade bilingue, se encontra entre a parte francesa e a alema, com 35 mil habitantes, 1/5 tendo alemao como principal idioma. A catedral da cidade tem uma localidade um pouco particular, é cercada por duas ruas, ao inves de ser no meio de uma praça ( como seria normal), faz parte de uma das passagens de Santiago da Compostela, voce pode fazer um carimbo na igreja, que comprova sua passagem por la, adeptos a pelegrinajem de Santiago da Compostela, tem como um passaporte que vao carimbando pelos pontos de seu caminho… a vielle ville da cidade fica na parte inferior mais proxima do rio que corta a cidade, ali na epoca habitavam os pobres, pois a luminosidade era pior por se econtrar como em um vale, mas com o passar do tempo o centro ficou mais valorizados e os pobres foram pras periferias… normal. Para sair da vielle ville que fica na parte inferior, voce pode ou subir pelas escadas (boa sorte), ou subir pelo teleferico, foi o que eu fiz hehe… curiosidade, o teleferico é movido pela energia que eles tiram da agua do esgoto, ponto negativo é que por causa disso no começo e no final tem um cheiro « agradavel » de fossa…. Cena alternativa bem desenvolvida em relaçao ao numero da populacao, quinta-feira fui numa festa de graça e com cerveja a 2 francos ateh meia noite, um sonho de genebra, que tem um problema atual com a falta de incentivo a cena alternativa local, mas isso é outro assunto….


Basel, cidade situada exatamente, na fronteira da Suiça com a Alemanha e a França, idioma principal é o alemao. Tive que passar por Basel porque me dizeram que estava rolando um carnaval por la entre o dia 14 e o 17 de março. Mas nao é apenas « um carnaval », é o maior carnaval da suiça, e o único carnaval protestante do mundo. Tudo na cidade estava fechado, o zoologico que é conhecido na suiça, era uma das unicas atracoes, fora o carnaval, que estavam abertas. Como eu nao me lembrava da ultima vez que tinha entrado em um zoo, entao passei 1 horinha passeando entre animais presos, apesar de nao ser deacordo com animais servindo de exibicao…. Voltando ao carnaval…. O registro mais antigo do carnaval de Basel data 1340, comemorado na semana apos a quarta feira de cinzas, no comeco servia para representar a dura caminhada de Jesus carregando o crusifixo, porem com o tempo as coisas foram mudando, entraram musicos, outros personagens, e o motivo que embalou o carnaval em outros tempos agora é outro… eles se organizam o ano inteiro por esses 3 dias, é um carnaval nao so da alegria, mas tambem da indagacao e liberdade de expressao, pois por meio de suas fantasias e seus mini carros alegoricos, manifestam suas discordancias com o sistema, exemplos : um carro alegorico com a caricatura dos conselheiros federais (presidentes suiços) com nariz de palhaços, ou ainda o Papa com uma venda nos olhos, entre outros…. Um dos personagem principais é o Waggis que representa cada bloco, ou fica vagando no meio da galera, eles peranbulam com um saco cheio de confeti, e se voce nao tiver um pingente (que se compra em uma lojinha ou na rua e serve para ajudar a manter o carnaval) que representa o carnaval de Basel, eles te enchem de confeti, mas por tudo, dentro da camisa, das calças, no cabelo, tudo … vi varias pessoas tomando o trote, eu por sorte nao tomei, hehe ! Nos carros alegoricos, eles distribuem doces pras crianças ( eu ganhei um, oo gurizinho hein hehe) e jogam laranja pra e na galera (se deu pra entender ) hehe ! Eles fazem o caminho na Vielle Ville, normalmente na frente vao tocadores de flauta, e atras os tambores, eles tambem vao entregando uma letra da musica, mas é tudo em alemao…. Sao por volta de 12 mil pessoas participando (trabalhando) no carnaval, e as ruas ficam estourando de gente, é muita gente pra tudo que é lado…um detalhe interessante, é que o carnaval começa as 4 horas da manha de segunda feira, e o pessoal fica acordado pra esperar, as lampadas e a musica criam um momento magicos para os ali presentes, e termina as 4 horas da manha de quinta feira, fazendo assim 72 horas de carnaval direto ( lojico que vao revezando…)…. Carnaval é cultura tambem……
Luzern, conhecida mais por sua ponte, a « Kapellbrücke », construida em 1330, teve que ser em parte reconstruida em 1994 apos um incendio. Com uma torre em uma de suas pontas, esta servia de prisao e sala de tortura, é o cenário mais fotografado da suiça. Na parte mais alta da vila voce encontrara o Leao de Luzern, um leao morrendo gigante esculpido em um rochedo, representando os mercenarios suiços que morreram a serviço do rei frances Louis XVI contra revolucionarios, em 1972, foram 850 mortes de jovens daquela regiao. Programa legal de se fazer, é o « cruzeiro » no lago « dos 4 cantoes », dura umas 2 horas e faz um belo tour no lago com paisagem dos alpes e pequenas vilas. O musseum de transporte é o maior da Suiça.


Zurich, maior cidade da suiça com entorno 1 milhao e 200 mil habitantes. Centro economico suiço, muitos pensam ser sua capital (Berne é a capital). A cidade tem mais de 1000 anos, fez parte ,como grande parte da suiça, da Reforma Protestante, sendo palco de repressoes causadas pela religiao. A catedral da cidade tem 2 torres, que foram edificadas em homenagem a 2 « pastores » que foram enforcados pela sua discordancia com a igreja catolica, vale a pena subir a catedral, tem uma bela vista 360° da cidade… com uma otima recepcao, aprendi algumas « curiosidades » sobre a suiça, como por exemplo, todos na cidade tem um refugio contra bomba no subsolo do seu predio ou em algum ponto cerca da sua residencia, e em caso de ataque, todas as igrejas das cidades tocam juntas e as pessoas tem que ir para seu refugio em 7 minutos, tambem que o serviço militar suiço é obrigatorio, e toda pessoa que serviu volta pra casa com sua arma e com uma muniçao que só pode ser aberta em caso de guerra. A Zurich tambem se encontra por exemplo a Universidade que Einstein estudou. Na vielle-ville é onde voce encontra a maioria dos pontos turisticos, como ruinas de banhos romanos datando mais de 2000 anos, e um lugar utilizado para afogar pessoas contrarias a reforma ( muito contraditorio, ja que estavam fazendo o mesmo que a inquisiçao, por isso logo a medida foi banida). A cidade junto com Genebra é voltada pro dinheiro, com inumeros bancos e pessoal só na « beca » total, terninho e gravata dos mais caros (marca chique nao é muito comigo… hehe). Como Genebra, que tem o Lake Parade, Zurich tem o Street Parade, que ocorre durante 1 dia entre as 2 primeiras semanas de agosto, chegou a juntar, na ultima ediçao, 650 mil pessoas, fazendo festa na rua atras de « trios eletricos », o carnaval de um dia…


Lenzerheide, passagem rapida para festa na quarta-feira, aparentemente única festa da semana devido ao seu tamanho, cidade gira em torno da montanha, no inverno estacao de esqui, e no verao caminhadas e mountain bike. Só se chega de onibus ou carro, fazendo o zig e zag classico das montanhas suiças. Me encontrei ao meio da galera que trabalhava na estacao de esqui, numa concentra pra festa, cerva, vinho e fondue arregadoo !! hehe !! Galera maioria alema e suiços… Depois rolo uma festa em um antigo cinema, 5 francos para entrar e nao se paga para deixar a veste, festa bombando em plena quarta-feira onde « judas perdeu as botas ».


Lugano, cidade situada na parte italiana da Suiça, o Ticino. Na minha opiniao, a mais bonita da Suiça, com montanhas saindo agresivamente de dentro do lago, cobertas de arvores e com clima mediterraneo. Se nao quiserem gastar dinheiro em estadia, recomendo o hostal Montarina, logo atras da estacao de trem, 27 francos por noite, porem quarto dividido com mais 14 pessoas…. Subir o teleferico do Monte Bré é um programa bem legal, melhor ainda se for no por do Sol, paguem só ida, la de cima em 15 minutos de caminhada chegasse em uma vila pequena e tradicional, no alto da montanha com um visual lindo do lago e das montanhas vizinhas chegando até a fronteira com a Italia, conservando uma arquitetura bastante particular, de la voce pode pegar um onibus até o centro da cidade. Em uma das noites, encontrei o centro alternativo de Lugano,chamado « il Molino », cerva a 3 francos, galera se divertindo, varios projetos, como cinema as quintas-feiras com documentarios. Pra se ter uma ideia do estilo do lugar, tinha uma bandeira do MST la dentro decorando o ambiente. Local auto sustentavel, 5 que trabalham no bar vivem no mesmo imovel, e outros varios sao voluntarios, clima no stress total… depois de la rolou uma noite com um rock instrumental bonnisimo ! Locarno é uma outro cidade do Ticino, que se encontra em um lago logo ao lado (repita 3x hehehe), mas bem menor, muito bonita porem nao se tinha muito o que fazer, para se ter uma ideia, perguntei no centro de informacao turistica o que fazer em um dia la e ela me mandou pra cidade ao lado que o visual era mais bonito (e é verdade) … hehehe ! mas valeu belas fotos !

É galera, eras isso ! Daqui a pouco estamos ae denovo ! Portugal ou Grecia vem ae ! Até a proxima !!