diumenge, 22 d’agost del 2010

Sicilia !

Ae pessoal ! tamo na area denovo ! dessa vez pra relatar minhas pequenas ferias de verao, 1 semana em Sicilia. 7 dias de Sol e praia, algo que nao pode faltar no meu verão….
Porque Sicilia ?! Recebi uma proposta, em julho, pra passar alguns dias em Sicilia, e « voilá », praia, sol e mar, era o que eu estava precisando….
Sicilia é a « Bola que a bota da Italia chuta »,sul da Italia, é a maior ilha do mediterraneo, se localizando em seu centro. O clima agora no verao é extremamente seco, os 7 dias que passei nao vi uma nuvem sequer... chega a ficar 5 meses sem chuva… Ilha cheia de historia, devido a sua localizaçao estrategica, já fez parte da Grecia e da Tunisia. Adquirindo traços de suas culturas, a Sicilia tem varias peculiardades, em gastronomia e tradição.
Existem 2 aeroportos principais na ilha, um em Palermo (maior cidade, fica na costa oeste) e outro em Catania ( costa leste) que foi onde debarquei. Cheguei por volta das 17hrs… meu contato estava me esperando no aeroporto, fizemos um tour pela cidade, e descobri que o ventriloco é tradicional por lá, (historia do pinochio é italiana…), e tambem experimentei um prato tipico ( o primeiro de muitos ), o « arancino », é um salgado, com o formato da coxinha de galinha, mas o recheio é de arroz, beringela e outros legumes, salgado vegetariano (tem arancino com outros recheios tambem) , aprovado ! Por ser uma ilha, a gastronomia não possui muita carne vermelha, tem muito peixe, e pratos vegetarianos, mas algo interessante, é que a beringela e o queijo ricota sao os ingredientes mais utilizados em sua culinaria com certeza ! heeheh ! ( a opção normalmente era algo com ricota ou algo com beringela). Cidade bonita, bela arquitetura, ficamos até na noite pra tomarmos uns copos com o pessoal de lá, fomos em um bar com a terraza no deck na beira da praia de uma vila de pescadores, perfeito. Mas estava realmente cansado, entao fui durmir relativamente cedo, meia noite….
Dia seguinte, quinta-feira, fomos logo cedo pra praia, eramos 4, fomos a uma reserva natural, eram 2 praias, passamos a primeira que era mais farofada, e logo a segunda, mais escondida, era tranquilona… o resto da encosta era formada de pedras. Uma curiosidade, é que em toda a orla tem varias pequenas bolas de « palha », que sao na verdade, uma alga presente nessa parte do mediterraneo, que depois que ela se desfaz em pequenos fios, ela se emaranha com os outros « fios de alga » fazendo assim uma bola de fios emaranhados. Essa alga é um grande produtor de oxigenio, muito importante pra biodiversidade marinha local, sendo abrigo pra enumeras especies de peixes, é tambem um indicador biologico de poluiçao, sobrevivendo só em aguas verdadeiramente limpas.
Na noite fomos a uma outra praia, Siracusa, demos uma volta, cidade tipica com varias ruazinhas e ladeiras, tava rolando um teatrozinho com ventrilocos na principal praça… comemos algo (massa com um molho regional, tinha beringela hehe) em um restaurante na beira da praia, e fim de jornada.
Sexta-feira, dia começou cedo tambem, fomos fazer camping por 3 dias no ponto mais ao sul da ilha, em frente da Isola Delle Correnti, « Captain Camping », algo como 1 hora e meia de distancia em carro, da onde estavamos. No caminho paramos em Marzamemi, pra comer e conhecer a vila de pescadores famosa pelo atum e seus pratos, um centro muito bem conservado, arquitetura tipica, uma praça perto do mar, com varias ruas menores, na mesma noite voltamos pra fazer festa…. Chegando ao camping, era na beira da praia, a praia era praticamente do camping (todo mundo que tava na praia tinha a pulserinha do camping)… prainha mediana, com uma pequena ilha com um forte na frente, bela paisagem. Detalhe, a terra dessa pequena ilha é um pouco especial, de coloraçao amarelada, dizem que faz bem pra pele, entao galera toda vai la e se enche de barro, eu passei nos braços e é verdade que a pele fica mais lisa depois, mas nao por muito tempo tambem ehehe… o camping estava realmente cheio, achamos um lugar nas ultimas fileiras de barracas ( 1 minuto da praia hehehe), preço saiu como 15 euros por dia, eramos 3 pessoas em 2 barracas e tinha o carro tambem, preço razoavel. Na noite voltamos pra vila de pescadores que tinhamos passado no caminho, o centro antes vazio (detarde faz muito calor, o pessoal fica em casa fazendo a tal « ciesta » depois do almoço) agora estava cheio de pessoas, com 2 djs, e as ruazinhas estavam cheias de pequenos stands, comercio rolando solto pelo caminho, tem uns cambistas que usam até microfone pra vender seu produto, fazendo trocadilhos e nao parando de falar nem pra respirar, hehehe… cena engraçada.
Sábado, passamos o dia inteiro na praia do camping, a comida no camping era boa e muito barata, com 4 euros fazia uma bela refeiçao ! Na noite fomos a Ragusa, ficamos como 1 hora e 40 no carro, meio perdidos com o gps… mas chegamos no final, cidade linda já na recepçao, na entrada pra cidade voce tem um visual de toda vila, é uma montanha onde as casas se « amontuam », uma sobre a outra, com a fajada pra frente, mesma arquitetura tipica, visual até que deslumbrante. A cidade é cheia de ladeiras, escadarias e minusculas ruas. Uma peculiaridade da cidade é que em sua praça principal, que na verdade é uma ladeira, a igreja nao é de frente pra praça, ela faz um angulo de aproximadamente 45° com a praça, cidade muito bonita, mais no interior da ilha !
Domingo, dia de deixar o camping, arrumamos tudo logo cedo, e aproveitamos a manha na prainha ainda, na tarde fomos pra outra reserva natural, onde rolava uma desova de tartarugas, a praia tinha um forte na ponta e logo depois umas piscinas formadas pelas pedras. A praia estava meio estranha, por causa da corrente do mar, a orla estava cheia da tal alga, entao fomos pras piscinas de pedras na ponta ( como é dura essa vida…. Hehe) . No final de tarde, fomos pra Noto, outra bela cidade, lá compramos um ticket de turismo, 3 euros, tinha entrada pro teatro, sala dos espelhos e musseum da cidade incluidos. O teatro é pequeno, pra favorecer a acustica e tambem porque era para um publico selecionado, muito bem selecionado, como reis e personalidades de destaque, pra se ter uma ideia, nao tinha a tal tribuna real, o teatro inteiro era de tribunas reais… depois a sala dos espelhos, acolhia e ainda acolhe encontros formais, entre personalidades politicas, é uma sala onde tem 2 espelhos grandes virados um pro outro dando um efeito de profundidade infinita, detalhe pro teto todo pintado, fazendo a famosa decoracao falsa ( usado em todos os lugares por la) uma pintura que da o efeito 3D, se voce olhar rapido pensa que sao esculturas em alto relevo… e tb pras mulheres desenhadas que representam o fascismo, ja que a construcao foi feita no periodo facista…. Algo como 1925… o musseum nao tinha nada de mais, só uma caixa negra que voce colocava o olho e era cheia de espelhos por dentro, louco efeito visual, e logo o que pensei ? deve fica loco fazer uma foto com flash ae dentro, nao deu outra, um efeito particular…. Subimos na igreja tambem, visual bacana. Comemos uma pizza regional, e resolvemos ficar mais um pouco porque ia ter um show bem bacana na frente de uma escadaria gigante da igreja, galera encheu toda a escadaria, mais uma cena atipica.
Segunda-feira, pensamos e ir pra Palermo, uma das maiores cidades italianas, era preciso como 2 horas e meia de estrada, mas como tinhamos acordade tarde, ia ficar meio justo, entao resolvemos ir pra Taormina ! Talvez o lugar mais turistico da Sicilia, a praia é formada por uma pequena ilha cheia arvores, e atras é logo o morro q começa ( tem que desce uma escadaria pra chegar na praia). Pra subir realmente ao centro, ou voce pode pegar um onibus que sai direto do estacionamento, de graça, ou pode pagar por um bondinho que tambem sai do estacionamento,pois o centro é no alto da montanha, fomos de bondinho… la em cima ruas cheias de turistas, arquitetura tipica, conservada, tinha uma rua principal e varias escadarias que cruzavam, tentamos entrar no famoso teatro grego mas já estava fechado, deixamos para o proximo dia, na volta,já era noite e vimos um restaurante numa das escadarias paralelas e entramos, terrasa aberta com vista pra praia do alto da montanha, pizza 12 euros, po perfeito !
Terça-feira, de manha fomos ao tal teatro grego de Taormina, realmente outra visao impressionante, é um teatro feito no topo da montanha, o publico tem a visao do palco e logo atras ele ve as praias embaixo e o vulcao no fundo… muito bonito. Ha sim, me esqueci desse detalhe, Sicilia é uma ilha vulcanica, seu vulcão, chamado Etna, é o maior da Europa e um dos mais ativos do mundo. Várias cidades próximas utlizam sua pedra (que tem uma coloracao mais escura) nas construções, além de inúmeros souvenirs feitos com a mesma pedra negra. Esse eu creio ser o motivo do solo da ilha ser tão fértil. Devido ao calor intenso no verão, a vegetação é mais esparsa e rasteira, porem, nos vales e nas plantacoes o verde brilha de tao vivo, e são várias árvores diferentes nos vales…. (o « solo vulcanico » é muito fertil). Na sequencia fomos pra uma cachoeira, chamada de Gole d’ Alcantara, outra reserva natural, era uma queda d’agua de uns 20 metros, com um formato diferente de pedras, a agua era extremamente fria, e logo na queda d’agua era muito turistico tambem, mas andando como 8 minutos pra baixo no rio, jah dava pra ficar sem mais ninguem ! Na noite fomos pra uma pequena vila onde a galera que mora nas redondezas se encontra…Brucoli, tinha um castelo na beira da praia, e galera mais em bares e na rua, geral de chinelo e bermuda, ha sim, outro detalhe, os 7 dias que passei nao coloquei o tenis nem por 1 micro segundo, dia e noite sagradas havaianas no pé !
Curiosidades sobre Sicilia, o pessoal la tem fama de nao gostar de trabalhar, é…. mais conhecido como vagabundo hehe ! senti isso um pouco nos restaurantes… entao tem varias piadas ou ditados em relacao a isso, uma que me lembro agora faz parte dos 10 mandamentos : descansar de dia pra dormir denoite… hehe !! outra é em relaçao a mafia, pessoal se faz de cego , surdo e mudo, nao muito diferente das favelas no brasil… Na ilha tambem se fala um dialeto diferente que mistura um pouco o frances mas nao é simples de entender… pra estadia, existem os B&B ( bed & breakfest) q sao como 20 euros por pessoa e fica em um quarto pra voce, essa é a melhor opcao, no dia de taormina buscamos mas os B&B estavam todos lotados jah, prq era madrugada, entao ficamos em um hotel na praia, pagamos 50 euros pra 2 pessoas, tranquilo tambem…. Outras especiarias sicilianas são a Granita, uma especie de sorvete só que mais liquido, galera come com pão, e o Cannoli é um doce, experimentem de queijo ricota, eu « agaratium ».

Viajem e Férias terminadas mas muito bem aproveitadas !!

È stato un piacere ! A la prossima! Ciao!